Qual é a melhor maneira de entender a consciência? Na filosofia, debates centenários continuam a acirrar-se sobre se o Universo está dividido, seguindo René Descartes, em “matéria da mente” e “matéria da matéria”. Mas a ascensão da neurociência moderna viu uma abordagem mais pragmática ganhar terreno: uma abordagem que é guiada pela filosofia, mas não depende da pesquisa filosófica para fornecer as respostas. …

O senso comum afirma que a tecnologia perturba a sociedade. Ou seja, uma tecnologia é inventada e, então, um processo natural e inexorável de ordem espontânea muda a sociedade para usar essa tecnologia. Mas a realidade é que a própria sociedade é um sistema de engenharia que muda mais por meio de um planejamento deliberado do que a sabedoria comum está disposta a admitir. Na verdade, é a sociedade que interrompe a tecnologia.

Da política do escritório de design à organização da indústria, ao comportamento do consumidor e à segurança nacional, as tecnologias sociais permitem e regulam qual tecnologia usamos…

A filosofia parece estar se escondendo para o nada. Tem uma história de 2.500 anos no Ocidente e um extenso catálogo de problemas. Existem questões sobre o que existe e o que sabemos sobre isso, tais como: Temos livre arbítrio? Existe um mundo externo? Deus existe? e assim por diante. Existem também questões de análise e definição, tais como: O que torna uma frase verdadeira? O que torna um ato justo? O que é causalidade? O que é uma pessoa? Esta é uma pequena amostra. Para quase qualquer noção abstrata, algum filósofo se perguntou o que realmente é.

No entanto…

Detalhe do Triunfo de Santo Tomás de Aquino, de Lippo Memmi (1323, imagem completa abaixo), mostra Averróis (Ibn Rushd), que os filósofos medievais viam como o comentarista de Aristóteles e que permaneceu no centro de muitas áreas diferentes da filosofia até o final do século XVI. Afresco da igreja Santa Caterina d’Alessandria em Pisa, Itália. Cortesia da Wikipedia.

A filosofia do Renascimento começou em meados do século 14 e viu o florescimento do humanismo, a rejeição da escolástica e do aristotelismo, a renovação do interesse pelos antigos e criou os pré-requisitos para a filosofia e a ciência modernas. Pelo menos, esta é a história convencional. Mas, na verdade, não houve Renascimento. É uma invenção de historiadores, uma ficção feita para contar uma história — uma história convincente sobre o desenvolvimento da filosofia, mas, no entanto, uma história. Na verdade, toda periodização é “mera” interpretação. Essa visão é chamada de niilismo historiográfico.

A historiografia foi por muito tempo simplesmente…

Uma vantagem de ter trabalhado no ramo dos céticos por 30 anos é a memória institucional que me permite situar as reivindicações e controvérsias atuais em um contexto histórico. Então, quando o New York Times publicou seu artigo sobre “The Pentagon’s Mysterious U.F.O. Programa ”em dezembro de 2017, e o 60 Minutes da CBS relatou que “OVNIs são regularmente detectados no espaço aéreo restrito dos EUA” em maio de 2021 — os relatórios abrangendo a última onda de aparentes avistamentos — eu imediatamente me lembrei de ondas semelhantes que datam da onda de 1890 de“ aeronaves misteriosas ”(Posteriormente identificado como…

Governança Benevolente na caligrafia chinesa.

Em meio à conversa de hoje sobre um confronto civilizacional iminente entre a China e o Ocidente, é fácil encontrar especialistas filosóficos na China defendendo os contornos culturais da diferença civilizacional sino-ocidental. “A China sempre foi e sempre será uma sociedade comunitária”, alguns insistem; e seu ethos confucionista não é uma doutrina como o individualismo liberal da América, mas sim a “narrativa contínua de uma comunidade específica de um povo, o centro de um ‘caminho’ ou Dao.”

Essas explicações equivalem a fantasias orientalistas. Não se explica como uma sociedade industrializada como a China moderna, transformada tanto pelo comunismo quanto pelas…

Quando pesquisadores da Emory University em Atlanta treinaram ratos para temer o cheiro de amêndoas (combinando-o com choques elétricos), eles descobriram, para sua consternação, que tanto os filhos quanto os netos desses ratos tinham medo espontâneo do mesmo cheiro. Isso não deveria acontecer. Gerações de crianças em idade escolar aprenderam que a herança das características adquiridas é impossível. Um camundongo não deve nascer com algo que seus pais aprenderam durante suas vidas, assim como um camundongo que perde a cauda em um acidente não deve dar à luz camundongos sem cauda.

Se você não é um biólogo, seria perdoado por…

Shoreditch, London, 5 October 2016. Photo by Stefan Wermuth/Reuters.

Levi Jed Murphy sorri para a câmera. É um visual poderoso: olhos azuis penetrantes, maçãs do rosto salientes, lábios carnudos e uma mandíbula afiada — tudo o que, diz ele, custou-lhe cerca de £ 30.000. Murphy é um influenciador de Manchester, no Reino Unido, com muitos seguidores nas redes sociais. Falando sobre sua abordagem para aumentar seus fãs, ele diz que, se uma imagem não receber um certo número de ‘curtidas’ dentro de um determinado tempo, ela será excluída. …

Ilustração por Max Löffler.

I. Um grupo chamado DRASTIC

Gilles Demaneuf é cientista de dados do Banco da Nova Zelândia em Auckland. Ele foi diagnosticado com Síndrome de Asperger há dez anos e acredita que isso lhe dá uma vantagem profissional. “Sou muito bom em encontrar padrões em dados, quando outras pessoas não veem nada”, diz ele.

No início da primavera passada, enquanto cidades em todo o mundo fechavam para impedir a disseminação do COVID-19, Demaneuf, 52, começou a ler sobre as origens do SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença. A teoria prevalecente era que ele havia saltado dos morcegos para outras espécies antes de dar o salto…

Quem sou eu? Todos nós nos perguntamos essa pergunta, e muitos gostam dela. Minha identidade é determinada pelo meu DNA ou sou um produto de como fui criado? Posso mudar e, em caso afirmativo, quanto? Minha identidade é apenas uma coisa ou posso ter mais de uma? Desde o seu início, a filosofia tem lutado com essas questões, que são importantes para a forma como fazemos escolhas e como interagimos com o mundo ao nosso redor. Sócrates pensava que a autocompreensão era essencial para saber como viver e como viver bem consigo mesmo e com os outros. A autodeterminação depende…

Mario Gomes

H+

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store